CidadesParauapebas

Monumento maçônico é inaugurado em Parauapebas

A escultura de aproximadamente três metros de altura foi inaugurada na manhã do último sábado (11), está localizada na rotatória do cruzamento da PA-160 com a PA-275 e disponível para visitação. O monumento construído pela JM Mecânica, foi instalado pela loja Lealdade e Justiça n°61 de Parauapebas.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de maçons das lojas de Parauapebas e municípios circunvizinhos, além das Damas da Fraternidade e Demolays.

A obra monumental possui os símbolos tradicionais da Maçonaria Universal, uma pirâmide de base triangular em granito polido, possui as linhas das bases paralelas ao plano formado pelas “pernas” do compasso e quando visualizada em conjunto com compasso e o esquadro é vista como um triângulo eqüilátero como na trilogia: Liberdade, Igualdade e Fraternidade

O compasso é encimado por três semi-arcos, formando um globo em cujo interior outras três semi-elipses diametralmente opostas abrigam no centro uma esfera, em seu conjunto representam o “olho que tudo vê”, outro símbolo da Maçonaria.

Os símbolos do monumento significam a materialidade e a espiritualidade, representando a retidão do homem, seu aperfeiçoamento e a prevalência do espírito sobre a matéria. Unidos, esquadro e compasso ilustram a associação indispensável e fundamental entre o mundo espiritual e o mundo material.

Sobre a maçonaria

Historicamente, a Maçonaria tem sua origem na Europa, durante o período medieval, nos séculos XII e XIII. É uma ordem filosófica universal, constituída por homens de todas as raças e nacionalidades, os quais estudam e trabalham para o aperfeiçoamento da Sociedade Humana. A Maçonaria é fundada no amor fraternal e na esperança, com amor a Deus, à Pátria, à família e ao próximo, com tolerância e sabedoria, com a constante e livre investigação da verdade, com a evolução do conhecimento humano pela Filosofia, Ciências e Artes, sob a tríade da Liberdade, Igualdade e Fraternidade e dentro dos princípios da Moral, da Razão e da Justiça. Buscamos a felicidade geral e a paz universal. A Maçonaria não é religião, mas todos os seus integrantes acreditam num “Princípio Criador” (Deus), independente de quem seja Ele. Além disso, é uma instituição “discreta”, e não mais “secreta”, como era antigamente.

A maçonaria não é uma religião, mas reconhece a existência de um único princípio criador, regulador, absoluto, supremo e infinito ao qual se dá, o nome de GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO, porque é uma entidade espiritualista em contra posição ao predomínio do materialismo. Estes fatores que são essenciais e indispensáveis para a interpretação verdadeiramente religiosa e lógica do UNIVERSO, formam a base de sustentação e as grandes diretrizes de toda ideologia e atividade maçônicas.

Por: Rosângela Sampaio

Fotos: Chocopebas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo