É do Pebas!!!ParauapebasÚltimas notícias

Parauapebas: 19ª Edição do Festival Jeca Tatu lotou as arquibancadas em sua primeira noite.

Realizado pela Liajuper, com apoio da Prefeitura de Parauapebas, o primeiro dia de programação do Jeca Tatu começou com a tradicional carroçada e terminou com um lindo espetáculo na Praça de Eventos.

A quarta-feira, 28, começou animada em Parauapebas com a carroçada que marcou o início do Festival Junino Jeca Tatu. Centenas de quadrilheiros saíram da Praça Faruk Salmen, no bairro Guanabara, percorrendo alguma das principais ruas da cidade até chegar à Praça de Esportes Radicais, local onde o festejo será realizado pela primeira vez.

O presidente da Liga das Agremiações Juninas de Parauapebas e Região (Liajuper), Francinaldo Cabral, explana que a carroçada a céu aberto é tradição do município na abertura do Jeca Tatu, manifestando a cultura popular na música e na dramaturgia de cada apresentação. “O Festival Junino é mais um evento significativo para a cultura do município de Parauapebas. A carroçada que abre o evento mais uma vez foi destaque”, diz o presidente.

Cerca de 15 mil pessoas lotaram as arquibancadas no local do evento, o 19º Jeca Tatu abriu a primeira noite dando um show de inclusão social com a participação da quadrilha com Pessoas com Deficiência (PCD). A programação também contou com brincadeiras, apresentação das agremiações juninas: Os matutinhos; Explosão Junina; Arrasta Pé; Raízes de São João; Chapéu de Palha; Explosão Jovem; Explosão Caipira; comidas típicas; show com artista local Tony Show e Dj Saymon.

Para Wanderson Silva, o Jeca Tatu mobiliza os bairros, articulam pessoas e promove um incremento na economia local. “Além da geração de renda, há o fomento de toda a cadeia produtiva do movimento junino: músicos, costureiros, maquiadores, coreógrafos, figurinistas, cenógrafos, ambulantes, produtores, técnicos e outros do município valorizando a cultura” explana Wanderson.

O Secretário de Cultura, Renan Barcelos, falou da importância do evento, da mudança de local e do público que lotou o evento superando as expectativas na primeira noite do Jeca.

“Por ser uma noite de quarta-feira a quantidade de pessoas prestigiando o festejo junino superou as expectativas. Acreditamos que até domingo mais de 40mil pessoas comparecerão e reforçamos mais uma vez o convite para que nossa população venha abrilhantar o Jeca”, finaliza o secretário.

Fonte: Ascom Prefeitura de Parauapebas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo