SaúdeÚltimas notícias

Pará começa a Campanha de Vacinação Contra a Influenza

Meta da Sespa é de vacinar 90% de um total de 2,7 milhões de pessoas dos grupos prioritários. A vacina está disponível em todos os municípios Meta da Sespa é de vacinar 90% de um total de 2,7 milhões de pessoas dos grupos prioritários. A vacina está disponível em todos os municípios

Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), lançou ontem (13) a Campanha de Vacinação contra a Influenza em todo o Estado. Pela primeira vez, a vacinação contra o vírus causador da gripe foi antecipada, iniciando antes do período do inverno amazônico, uma vez que, nesta época, há aumento de casos da doença. Em Belém, o lançamento ocorreu na sede da Usipaz Cabanagem, que abriu as portas para receber a comunidade.

O objetivo da campanha é reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus. A campanha segue até o dia 15 de dezembro deste ano. Já o “Dia D” ocorre no próximo dia 25 deste mês. Fazem parte dos grupos prioritários pessoas idosas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, crianças de 06 meses a menores de 06 anos de idade, gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente.

A meta da Sespa é vacinar 90% de um total de 2,7 milhões de pessoas desses grupos. Além do Pará, os demais Estados da região Norte também iniciaram a vacinação. “A região Norte precisava vacinar a sua população num momento diferente do restante do Brasil, até por conta da sazonalidade, que é o período de maior circulação de vírus, principalmente o da gripe. Toda a população, os públicos-alvo, estão sendo convidados para essa vacinação. Setecentas mil pessoas estão dentro dos grupos prioritários para serem protegidas contra a gripe”, pontua a coordenadora estadual de Imunizações, Jaíra Ataíde.

A vacina está disponível nas salas de vacinação dos 144 municípios paraenses. Até mesmo quem já tomou a vacina contra a Influenza este ano deve procurar os postos, conforme lembra a coordenadora. “Quem já recebeu este ano a vacina da gripe está sendo convidado a retornar aos postos de vacinação para receber a sua dose de proteção. Se você vacinou recentemente, dá um intervalo de 30 dias e, a partir disso, estará apto para receber a nova dose. E, também, estará protegido para enfrentar a gripe na nossa sazonalidade, no inverno amazônico”, destaca.

Fonte: DOL

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo